Domingo de Ramos: conheça a curiosa história por trás desta importante tradição no Brasil
Por: Gabriel

Domingo de Ramos: conheça a curiosa história por trás desta importante tradição no Brasil

Foto: Diocese de Jundiaí

O Domingo de Ramos é uma das celebrações mais importantes da tradição cristã, marcando o início da Semana Santa. No Brasil, essa data é celebrada de forma especial, com procissões e missas em todo o país. Mas você sabe como surgiu essa tradição? Vamos explorar um pouco mais sobre a curiosidade por trás desse dia.
De acordo com a tradição, o Domingo de Ramos marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado pelos seus seguidores como rei. Na ocasião, a cidade estava repleta de peregrinos que haviam viajado para celebrar a Páscoa Judaica. Montado em um jumento, Jesus adentrou a cidade e foi calorosamente recebido pelos seus seguidores, que o saudaram com palmas e ramos de oliveira.

Essa tradição foi sendo mantida pelos cristãos ao longo dos séculos, e hoje em dia é celebrada de forma muito especial em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, as celebrações são bastante intensas, com procissões pelas ruas e missas em todas as igrejas.

Mas nem sempre a tradição foi assim. Na verdade, o Domingo de Ramos só começou a ser celebrado no Brasil no século XVII, durante a época da colonização portuguesa. Na época, os jesuítas realizavam uma missa especial para comemorar a data, mas ela era pouco conhecida e pouco divulgada.

Com o advento da imprensa no século XIX, o Domingo de Ramos começou a ganhar maior visibilidade e a ser mais divulgado no Brasil. Naquela época, os jornais publicavam matérias sobre as celebrações e a tradição foi gradualmente se tornando mais conhecida e apreciada.

Atualmente, o Domingo de Ramos é uma das principais celebrações religiosas do Brasil, sendo reverenciado em todas as igrejas do país. Durante as festividades, é comum observar a presença de fiéis portando ramos de oliveira e palmeira, que são símbolos da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Em resumo, o Domingo de Ramos é uma tradição cristã muito importante que remonta há séculos. No Brasil, essa celebração é bastante intensa, com procissões e missas em todas as igrejas. E a cada ano, essa tradição se renova, mantendo viva a memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e o início da Semana Santa.

5 1 vote
Dê sua nota
  • Nenhum Comentário
  • 1 de abril de 2023
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WordPress Cookie Notice by Real Cookie Banner